Saúde Organizacional e sua importância no crescimento da organização
O termo Governança Corporativa surgiu em 1991, usado pela primeira vez por Robert A. G. Monks. Ele afirma que empresas que trilham o caminho de uma cultura corporativa democrática podem viver muito tempo e se tornam mais resistentes aos impactos das crises e recessões da economia. Já mencionamos algumas vezes em nossas redes sobre o termo ESG (ambiental, social e governança, em português) e como isso vem crescendo dentro das empresas. Ter setores focados em sustentabilidade, direitos do colaborador e a Governança Coorporativa, transforma a saúde da sua empresa, o que atualmente é importante para investidores, pois não vão investir em instabilidade.
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), nomeou quatro princípios básicos para construir um clima organizacional saudável. São eles: Transparência, equidade, accountability e responsabilidade coorporativa. Elementos essenciais que realizados de forma correta resultam em uma organização sólida, responsável e competitiva.
Em paralelo, também podemos definir a saúde organizacional com a combinação de vários fatores, dentre eles:
capacidade de se adaptar às novas demandas do mercado
cumprimento das metas do planejamento estratégico;
motivação e engajamento dos colaboradores;
perenidade do negócio nos próximos anos;
gestão de riscos;
potencial de inovação;
ambiente profissional;
fortalecimento da imagem, marca e reputação empresarial.
Quanto mais saudável uma organização é, melhor será a qualidade com que ela executa seus processos, gerando melhoria da produtividade, economia e otimização do uso de recursos, conformidade com as leis e normas do setor, captação e retenção de talentos, aumento dos índices de satisfação e motivação, melhoria na imagem e na reputação organizacional, alto padrão de qualidade nos produtos e serviços e valorização tangível do capital humano.
Mas como começar a investir na saúde organizacional da sua empresa?
Comece pelo básico, realize uma pesquisa do clima organizacional e a partir do resultado comece a traçar soluções. Além disso é importante atentar-se para a taxa de turnover, pois pode indicar alguma falha, defina qual é o propósito motivador da organização, incentive o aprendizado dos colaboradores por meio de treinamentos e invista na automação de determinadas tarefas e processos.
Com isso você estará investindo no futuro do seu negócio. E não se esqueça com os colaboradores engajados você terá resultados mais significativos, pois eles são o combustível da organização.
A Ação proporciona soluções especializadas para cada tipo de caso, entre em contato com o nosso time para saber mais!
Ação Consultoria | Publicado em 13 de dezembro de 2022
Confira mais artigos em nosso LinkedIn.
Horário de funcionamento
Belo Horizonte/MG - 30380-252